por Jurema Cintra – advogada e amante de viagens


Morando mais de 18 anos na região Sul da Bahia, conhecemos aqueles locais que não estão nos mapas turísticos. Então decidi falar mais de Ilhéus e região cacaueira e o que temos de bom para explorar.

Se você está a trabalho ou lazer e passará pelo menos 2 dias em Ilhéus, vale muito fazer um mini-roteiro de turismo histórico e de aventura.

1º Dia – Sábado– Escolha  um dia de semana ou sábado(até meio dia) para visitar as atrações no Centro de Ilhéus. É tudo muito perto, você fará tudo andando pelo dia, pois a noite é muito perigoso e  estará fechado, um deserto. Alugar um carro em Ilhéus é a melhor opção, pois táxi é caro e tudo, dependendo da Pousada que você está hospedado, o valor do táxi Ida e volta sairá mais caro que a diária de um carro, muitas vezes as locadoras estão sem veículos, aqui tem muito movimento de negócios, opte pelas menores como a Ilhéus Veículos e alugue com o Luiz no telefone 073-99961-7007.

Pontos de visitação à pé:

-Casa de Jorge Amado

-Catedral de São Sebastião

-Teatro Municipal

Tearo Municipal de Ilhéus

– Sorveteria Ponto Chic – tradição de mais de 50 anos

Adoro sorvete de pitanga ou mangaba

-Igreja de São Jorge

-Maçonaria

-Rua de pedra azul

-Galeria de Arte de Goca Moreno

-Paço da Prefeitura Municipal

-Associação Comercial

-Mercado de Artesanato

Tudo isso dá para fazer em uma manhã.

Aproveite e almoce no Bataclan e conheça lá mesmo o espaço memorial com fotografias e a loja de souvenir que está linda!

No retorno passe na Cacau do Céu e experimente as deliciosas trufas gourmet, a dona é chocolatier tem cursos, é especialista nisso e ainda é bisneta de um coronel do Cacau, alie história com muitos sabores.

Você fez isso tudo e ainda dá para pegar um bronze e o pôr do Sol na Praia do Cristo, tudo bem que pode estar cheia, mas alugue um caiaque, stand-up ou simplesmente pare para comer um tira-gosto como catado de Aratu(marisco típico da região e muito saboroso). Quem sabe você dá sorte de ver um Boto subir o rio.

Noite pode ser agitada, dependendo do dia tem boas festas ou show no teatro, veja mais no site Pimenta Ingressos.  Você também pode ir para Rua Hermínio Ramos no Pontal, mais conhecida como passarela do álcool de Ilhéus(tudo bem, é muito pequena e diferente de Porto Seguro), mas acumula vários bares e restaurantes desde a Praça do Pontal até o final da rua. Gosto  muito do Chickens.

Outra opção é seguir de carro, ainda de tarde para Itacaré e curtir a noite por lá na Rua da Pituba, é uma delícia, cheia de opções de bares e restaurantes e o clima da pequena cidade é muito alto astral, cheia de surfistas e turistas de todo o mundo.

Não deixe para conhecer nada em Ilhéus no domingo, tudo estará fechado, exceto as barracas de praia.

 

2º dia – Domingo – Se você alugou o carro, ótimo, será uma economia. Siga estrada no sentido Itacaré até Taboquinhas.

10:00 – Rafting pelo Rio de Contas com a Ativa Rafting e Aventuras, dê preferência a eles, já escrevi aqui artigo detalhado desta aventura maravilhosa.

12:00 – Almoço Vila Rosa ou restaurante local de comida caseira

14:00 – Visita Guiada pela Fazenda de Cacau e Museu Vila Rosa.

16:00 – No retorno de Taboquinhas para Ilhéus ainda dá para tomar um banho na Cachoeira do Tijuípe.

17:00 – Despedida na Casa da Empada, o melhor restaurante de Ilhéus

 

Passando por Ilhéus num dia de quarta-feira, recomendo sem medo de errar , o almoço no Iate Club com Buffet Árabe livre. Paga-se preço fixo(não lembro de 38 ou 40 reais) e minha nossa, é uma comida de excelente qualidade.

Jurema no Iate Club de Ilhéus- Quarta árabe