No Sul da Bahia, em meio a riqueza da mata Atlântica, riquíssima em biodiversidade está uma obra prima da arquitetura moderna. O teatro L´occitane que abriga entre outros eventos o famoso Festival Internacional de Música em Trancoso, distrito de Porto Seguro na Bahia. Muitos turistas visitam a cidade do descobrimento do Brasil e nem imagina que 60 kilômetros do centro abriga obra tão majestosa.
Os idealizadores são Sabine e Carlo Lovatelli e o arquiteto luxemburguês François Valentiny assina o projeto.
Trancoso tem praias e piscinas naturais, falésias, gastronomia, excelentes hospedagens e muita cultura, música clássica, programações especiais e o Teatro reúne um complexo de aeroporto, vila, restaurante, condomínio e golfe. Um empreendimento que gera divisas econômicas e culturais para a Bahia.
Com as formas em segundo plano, desde o primeiro rascunho, o prédio foi definido pela qualidade acústica. Ao redor do palco e das plateias, superfícies brilhantes trazem o som para o interior. Valentiny tem experiência com edifícios dedicados à música. Nos anos 1980 e 90, seu escritório criou alguns centros culturais em Luxemburgo e uma sala de concertos na Alemanha. Em 2003, veio o mais importante: a casa de ópera em Salisburgo. Batizada de The House for Mozart, ganhou muito prestígio e exigiu projeto complexo. “O festival de Salisburgo é um dos mais importantes do mundo e requer acústica perfeita e logística enorme. Foi quando estabelecemos nossa expertise para teatros”, conta. Em Trancoso, esta qualidade técnica também foi aplicada – mas o que realmente chama a atenção do visitante é a arquitetura peculiar. “A inspiração veio das construções arcaicas da América do Sul”, revela Valentiny. Nossa história é, inclusive, de grande interesse pessoal para o arquiteto. “O melhor de Trancoso é que as casas mantém seu estilo original, ao mesmo tempo que a população é uma mistura, resultando numa atmosfera multicultural”, resume. – informações obtidas no site oficial do Teatro
O encontro do Teatro L´occitane com o céu gera imagens deslumbrantes