É, os amigos já perguntam:e aí, qual seu próximo destino?? Estamos virando viajantes profissionais??
A próxima odisseia será pela América do Sul, de norte à sul pelo Pacífico. Está dando um medinho e friozinho na barriga pois nunca fizemos, eu e meu esposo, algo tão grandioso e por tanto tempo. Quando era criança, o máximo era passar 2 meses de férias na casa da vovó em Seabra. Serão 33 dias intensos em mais de 13 cidades.
Muitas dúvidas e ler blogs de viajantes me ajudam muito,e também me angustia, é tanta informação, que fico igual barata tonta no tiroteio de tanto conteúdo. Então depois de ver 50 milhões de vídeos no youtube e com grau de ansiedade 200%, decidir escrever para desestressar e compartilhar essas angústias e descobertas com os viajantes.
Vou fazer como Jack e dividir por partes.
1ª angústia – escolhendo o VÔO – menina, isso foi um suplício, pois os trechos eram por “múltiplos destinos” , cidades diferentes, e daí que nem TAM, nem Avianca estão com essas opções no Brasil. No Site Avianca.com(sem o BR.), eu ainda conseguia, mas não com destino final Ilhéus, ou com valores astronômicos de 10.000 ou 14.000 todos os trechos(tá louca!!!!). É estamos isolados aqui nas terras grapiúnas. Daí só restou os sites de viagens, e era focar, focar, olhar todo santo dia, até achar um preço bom. 3 países, 4 trechos. Usei o Viajanet . Realmente é bom, está em português e ajuda muito, só que o valor dos preços vivia mudando e quando eu clicava em comprar, o preço mudava, enfim, mas a busca por lá foi boa.
Fico atenta nas promoções em 2 aplicativos: Melhores Destinos e Passagens Imperdíveis, são muito bons e o Storie deles no Instagram sempre tem alguém mostrando algum lugar no mundo.
Gostamos de usar milhas e virei piolho de acumulação. Tudo que compro tem de acumular DOTZ ou Pontos Multiplus, a viagem para o Uruguai e para Argentina que contei aqui foi toda com pontos DOTZ ida e volta saindo de Ilhéus, saiu por 1000 reais para duas pessoas, com taxas e tudo, só não foi menos, por que não comprei com mais antecedência.
Móveis, computador, eletro, livros, seguro de carro e residencial, dá para comprar tudo no Multilpus, agendar no booking e AIRBnb, tudo mesmo, dá para acumular milhas e sou fã disso. A dica é ler com atenção, permitir as notificações no computador, chegam ofertas ótimas. São Paulo – Ilhéus ida e volta apareceu durante 1 mês por 800 à 1000 reais, comprei milhas e saiu por R$320,00, bem nos horários que eu queria. Comprar milhas é um bom negócio quando tem promoções de compra. Também tem promoções de Transferência de milhas do cartão de crédito. Fiquei para morrer pois transferi meus pontos e só depois de 1 semana apareceu a tal promoção que garantia mais 35% de bônus. As empresas que administram milhas estão loucas atrás de clientes, é um mercado que cresce muito.
Também usei aplicativos como Kiwi , Kaiak, Momondo, acredite o mesmo trecho aparece com valores diferentes.
Nós iremos de TAM, e voltaremos de Avianca, além de vôos internos pela Sky Airlines no Chile e Amaszonas na Bolívia. Em dezembro, aguardem surpresas.
2ª angústia – escolher hotéis ou Air BNB? – sabendo que alguns locais são bem complicadinhos, muito pobres, apesar de imensamente belos, ou desorganizado preferimos Hotel. Nas cidades bem estruturadas e seguras usamos o AirBnB e amamos, se você quiser um desconto na primeira estadia use o nosso código, assim você ajuda o blog a se manter. Mas esses sites como Hotéis .com e Booking nos dão tantas opções que a pessoa fica louca procurando as melhores alternativas. Eu sempre leio os comentários no aplicativo Trip Advisor, pois acho bem reais e úteis. Leio comentários, vejo o mapa e localização, vejo fotos de tudo, banheiro, varanda, tudo… muitas vezes as fotos no site são lindas e no Tripadvisor a gente vê as fotos de quem foi mesmo lá e se decepciona.
Leia também:
Organizando sua primeira viagem para o exterior sem perrengues – Destabaroando
O incrível Cemitério da Recoleta em Buenos Aires – fuja da mesmice
Fiz as pazes com o Rio de Janeiro- 3 dias de viagem incrível
Mulher viajar sozinha é quase como cometer um crime
Roteiro de 2 dias – Ilhéus e Itacaré
3ª angústia – os passeios – sim, saber o que fazer e como se locomover é um transtorno, aquela viagem dos sonhos pode se tornar um inferno. Eu pesquiso muito em sites de blogueiros de viagens, agências locais de turismo, sites oficiais do governo, receptivos, metrô, aplicativos da cidade, valores, tudo isso é muito importante para você ficar mais segura, afinal não viajamos com excursão, gostamos de caminhar sem contar o tempo, tudo com calma e tranquilidade. Quando fomos no Palácio de Queluz em Portugal, tinha uma excursão de chineses com uma guia e eles não andavam, eles corriam, nem conseguiram ver nada, horrível!!! Eu aproveite para sentir os cheiros do castelo, colher rosas e tirar fotos lindas.
4ª angústia – dinheiro- Bem, serão 33 dias fora de casa e como levar e administrar dinheiro para essas andanças. Olha, já falei aqui antes, quem viaja não é rico, é apenas dedicado e comprometido. Eu fico sem comprar nada, nem uma blusinha para economizar na viagem. Penso que aquele sapato lindo ali na loja do térreo do meu escritório será um lindo jantar num restaurante panorâmico em Santiago. Quem viaja muito não é rico, é aquela pessoa que se planeja e que prioriza a viagem. Tem Hostel para tudo quanto é gosto e preço e quarto em casa de família no AirBNB, então dá , sempre dá. Tem promoções de excursão que divide em 12 vezes, tem PF(prato feito) em qualquer canto do mundo e tem dia de museu de graça também.
Daí, … agora, dei para fazer listinha no Excel, nunca fui tão organizada em toda vida.
Estou tentando pagar tudo pelo Brasil, Air BNB divide em até 6 vezes, Hoteis.com em 12 vezes. Alguns hotéis estão com promoções maravilhosas se você for direto no site deles, acredite o espanhol lido não é difícil assim, ainda tem a opção de traduzir página no Google Chrome. Eu já fiz muita reserva pelo site da Rede Golden Tulip e peguei diárias incríveis, como R$146,00 no Hotel 4 estrelas em Boa Viagem em Recife. 1 segunda por mês tem promoções incríveis, cadastrei meu e-mail e recebo com antecedência esses dias de super-desconto. Mandei mail para um Hotel em La Paz, pois todos os sites apareciam as diárias esgotadas, tudo lotado e eu nem sabia por quê, descobri hoje o tal do Rali Dakar vai ser nos mesmos dias da nossa viagem, UAU!! Consegui a reserva pelo mail e com desconto, bem melhor que no Booking. Quando estiver lá eu mostrarei tudinho.
O melhor sempre é levar Dólar que tem boa cotação e não desvaloriza. E um cartão de crédito internacional habilitado. Como será muito tempo, se precisar farei pagamentos antecipados do cartão via aplicativo de celular. Também baixei o aplicativo TransferWise, vai que preciso transferir algo lá. Olha é uma onda!!! A angústia só vai acabar no dia 17/12/2017, marco zero da Expedição- Veias Abertas da América Latina.
Atualizado até 22/09/2017
Irei atualizar conforme as dificuldades vão aparecendo, ainda tem Carteira de Vacina Internacional, Chip com internet internacional, imigração… seguro saúde, afff. acaba não mundão
Como nós ainda não fomos, aguardo as dicas dos viajantes, coloca aí nos comentários e nos ajude a realizar este sonho.
5ª angústia – documentação – Olha, isso é uma novela a parte. Tudo bem, na América do Sul não é necessário passaporte, mas você não pode entrar com carteira profissional de Conselhos de Classe como Medicina e OAB, tem de levar identidade mesmo, aquela verdinha. Ela deve ter no mínimo 10 anos de emissão, carteira antiga você poderá ser barrado. Conheço uma pessoa que entrou, não sei como, ele levou a identidade de quando era adolescente e o passaporte vencido para Argentina, mas não arrisque. Eu prefiro levar o passaporte para receber os carimbos, CLARO!!! E uma xérox colorida para andar no dia-a-dia.
Nos 2 países que fomos até hoje na América do Sul que são Uruguai e Buenos Aires(clique dentro do nome e leia nossas aventuras), a migração no aeroporto e porto de Colônia do Sacramento foi bem simples, mas pediram nome do Hotel e endereço. Eu levo tudo no celular e impresso também. Não quero passar perrengue se meu celular descarregar. Levo impresso reservas(hotel/carro/passeios), seguro morreu de velho. Na Europa, em Madri, eles pediram tudo mesmo e leram e fizeram perguntas. esteja afinado.
A carteira internacional de vacinação é outra novela. Veja atentamente o que precisa conter: Nome da Vacina, Número do Lote, data de fabricação, Nome do Laboratório fabricante, local de administração e data de aplicação, só que as carteiras no Brasil, nem tem espaço para isso tudo, o jeito é apertar, veja isso:
No site da Anvisa que está bem incompleto tem algumas informações, e lá diz que tem de agendar, quando você clica no agendamento, só aparecem poucas cidades, CUIDADO!!
Tirei a minha em Salvador, e em Ilhéus tinha dois postos, por causa do aeroporto e do porto marítimo. Mas no agendamento só aparecia Salvador. Veja aqui neste link, a lista completa e retire seu Certificado Internacional de Vacinas mais próximo de sua casa.
Deixo aqui embaixo a lista completa de todas as cidades da Bahia, com serviço público e privado também:
Trackbacks/Pingbacks