Planto, colho e como minha própria salada orgânica. Ter tomate, alface, couve, manjericão, e hortelã, fresquinhos e sem agrotóxico todo dia é um prazer imenso. É mais simples do que muitos imaginam.
Existem muitos grupos em redes sociais que divulgam a Agricultura Urbana, que é o cultivo dentro do perímetro urbano das cidades. As casas possuíam jardins e quintais mas com a violência urbana mudando a forma de urbanização e ocupação do solo, surgem prédios e condomínios que valorizam apenas o concreto e o contato com plantas e animais vem sendo reduzido a cada dia. Vemos crianças que sequer sabem como acontece o ciclo natural da vida e desconhecem como animais são abatidos para consumo ou como os vegetais são in natura pois acostumados apenas com alimentos processados e industrializados(ver post Obesidade anunciada)
Aqueles que mesmo assim enfrentam as paredes e concretos e plantam nas cidades sabem exatamente o que vão colher além de frutos e folhas agroecológicas. O prazer de ter contato direto com solo e com a natureza, a produção do próprio alimento, até o cultivar e cuidar de cada planta é extremamente terapêutico.
Na página do Help Horta o internauta tem várias dicas sobre agricultura urbana, permacultura, compostagem e reciclagem. Muitos acreditam que é preciso muito tempo e muito espaço para iniciar a produção urbana, mas esse é um mito. Qualquer parede e garrafas pets podem virar uma linda horta produtiva. Janelas e grades podem virar lindas jardineiras com flores, ervas aromáticas e medicinais e quintais podem alimentar uma família inteira. Basta ter criatividade e mãos à horta.
Outras iniciativas como hortas comunitárias em espaços públicos em praças e canteiros abandonados surgem em todo país. As vantagens da agricultura urbana além da economia doméstica razoável são :
- evita desperdício no consumo de alimentos
- evita transporte e logística
- evita consumo de agrotóxicos e defensivos agrícolas
- evita doenças
- estimula o contato com o solo e a natureza
- estimula alimentação saudável com vegetais, folhas, ervas aromáticas e medicinais
- estimula o consumo de alimentos frescos
- reaproveitamento de resíduos orgânicos para produção de adubo(cascas/borra de café/folhas
- utilização racional dos espaços na residência
- estimula reciclagem
Para finalizar faz sua pequena parte na sustentabilidade ambiental. Pequenas ações, grandes transformações. Deixe uma horta entrar em sua casa.
Trackbacks/Pingbacks