#eugostoedevolume @eugostoedevolume é a página do Instagram feito pela Vanessa da Mata, cantora. E como esta questão dos padrões de beleza do cabelo é tão forte para as mulheres. Ainda pequena me lembro de ver crianças alisando cabelo no famoso “ferro” que mais parecia uma máquina de tortura medieval. Elas acompanhadas de suas mães. Eu, como qualquer adolescente tinha vontade de pintar, fazer luzes, mechas, “balaiagem” nem sei se existe(risos)
Enfim, até hoje é um desespero em seguir um suposto padrão eurocêntrico.
Ahh, todo mundo fala que eu dei sorte, nasci branca, cabelo “bom”. Fico a me perguntar o que é cabelo ruim? De certo já sei a resposta racista.
A cantora foi criticada como se só houvesse beleza em cabelos naturais, acredito que seu texto seja no sentido de encontrar sua forma de se sentir bela e feliz. Muito do que aprendemos estão revistas de moda e discursos de negação, há opressão em torno de um suposto padrão de beleza que nunca é o seu, assim surge o recalque.
Minha mãe já dizia : não faz nada neste cabelo, quando você envelhecer vai ver como é chato ter obrigação de pintar, fazer retoque na raiz… Aqui estou com o “belozo” virgem. Eu gosto assim, outras mulheres gostam de escova: faça. Outras gostam de pintar: faça. Gostam de progressiva: faça. Gostam de black: faça, mas faça por desejo.
E é incrível como sempre terá alguém para colocar defeito e assim eu ouço:
é grande demais
está parecendo “crente”
é cheio demais
faça uma selagem química
faça uma queratina,
corte um pouco
passe um tonalizante
faça trança
faça uma escova progressiva “inteligente”
ou progressiva “japonesa”
diminua os cachos
pra que isso tudo?
Parece Maria Madalena
Parece o primo It
Parece Betânia(ops, esse é elogio demais)
São tantos conselhos que não pedi. Por sorte há 10 anos que sou cliente de Eliane Sousa Almeida Almeida do Salão Biboca em ITABUNA que só de me atrever em falar algum desses nomes acima, olha nos meus olhos e diz: seu cabelo é bonito do jeito que é. Saio de lá pagando só o corte, se fosse desonesta me enfiaria 50 mil tipos de tratamento, mas uma boa profissional não tem preço.
Não posto foto tão íntima, mas essa é simbólica. O cabelo ondulado, em que existem tão poucos produtos no mercado, está assim, CHEIO DE VOLUME,vistoso e brilhoso com a água do mar, o vento e o Sol da Bahia.