Sempre venho aqui incentivar que vocês descubram o interior da Bahia e com roteiros de carro na Chapada Diamantina e Ilhéus e este ano fiz aventuras em Juazeiro, Petrolina, Itaetê e agora em Santa Catarina, com gratas surpresas.
A Convite do SEBRAE e ABRACTUR, associação que faço parte, segui para uma jornada bem diferente, conhecer o Planalto Norte de Santa Catarina.
Minha rota começou começou no Aeroporto de Curitiba, o mais próximo e bem moderno, foi fácil alugar um carro e acumulei milhas. Road Trip é sempre o melhor, eu adoro alugar carro e ter mobilidade, essa independência de parar em cantinhos gostosos. Acredito que quem mora em Curitiba e arredores devem conhecer o estado vizinho e se esbaldar nesta rota rural cheia de curiosidades.
Segui por 2:40 horas pela BR 116 até Papanduva, ficamos hospedados no Hotel Zenf, receptivo muito bom, quartos confortáveis, com lareira e chazinho para o conforto do frio.
Jantamos no Matinhos, um posto de gasolina com buffet fixo e variedades de sopas, de carnes, sobremesas, tudo, bem completo mesmo.
1o dia – Museu Municipal de Três Barras
Campo Marechal Hermes do Exército
Gruta Santa Emídia com apresentação do “Monge João Maria”
Almoço árabe no Rancho Brasil
Sítio Recanto Feliz
Sítio Campina
Degustação de queijos do Latícinios Castelenese e Pizzas do Espaço 320

2o dia – Café no Hotel Zenf
Ebenezer Pesca e Lazer
Casarão Museu da Memória Regional em Itaiópolis
Alto Paraguaçu e visita na Igreja de San Nicolau
Almoço Polonês no Pierogarnia Lis
Visita Cenpaleo dentro do Museu da Terra e da Vida
Cactário e Orquidário Mafra
Jantar e apresentação cultural no Recanto Machado

Olha … a vontade de mudar a passagem de avião para desfrutar mais de cada cantinho bateu forte. Itaiópolis e Alto Paraguaçu é lindo demais, um distrito quase todo tombado pelo Iphan, cada restaurante era aquela vontade de repetir, tripitir e ficar jiboiando, de tantas delícias.
Já imaginei o Pesca e pague Ebenezer no verão, a delícia que deve ser passar o dia inteiro, foi uma Famtour bem especial, que me encantou os olhos e despertou para o óbvio: o interior do Brasil é lindo, belo, e as pessoas que nos recebem são encantadoras, é turismo de experiência e afetivo, ser recebido pelos donos, em negócios familiares.
Voltei com a mala cheinha, já falei em outros posts, deixa lugar para comprinhas que valem a pena: Pão de centeio e pão de panela de ferro, biscoitos caseiros, erva mate tostada, geleia de bergamota(tangerina), geleia de amora preta, artesanatos, conservas, lenços e xales, carregar comida é comigo mesmo.
A viagem foi em junho de 2025 e a frente fria chegou forte, proteja-se com roupas quentinhas e térmicas, e numa viagem à Curitiba, separa pelo menos 2 dias para explorar o Norte de Santa Catarina, e com crianças deve ser melhor ainda, os Sítios cheios de animais exóticos, pôneis, faisão, é tanta coisa que meus olhos brilharam de ver essa imensa diversidade cultural nesse vasto Brasil.
Nosso agradecimento especial à Cintia Mara, a turismóloga responsável pelo roteiro e todos os apoiadores do trade turístico e do poder público pelo convite e claro, que tem vídeos legais e muitos destaques em nosso instagram @juremacintra
Em breve eu vou detalhando cada lugar, por que todos foram bem especiais.
Voltei pelo mesmo caminho, via BR 116, parei no Mallon Café em Mafra para comer deliciosos croissant e tortas, humm, deu água na boca de lembrar, despachei bagagem via Gol que faz o trecho Ilhéus – Curitiba com ótimo horário de conexão

Leia também: Planejando uma viagem exclusiva para Bento Gonçalves