Eu gosto de falar de consumo consciente, mas também gosto de fazer!
Confesso que é difícil fazer todos os passos da proposta Zero Waster (adepto do desperdício zero).
Vivemos num mundo cercado de muito plástico, muita produção de lixo, muito consumo desnecessário. Questionamos: mas como ir numa festa e não beber água, se só serve no copo descartável???
Plástico Zero eu não iria conseguir, mas … vamos lá, temos ao menos de tentar. Se todos tentassem um pouquinho a indústria já mudaria muita coisa. O dono da festa também… e aí vamos seguindo…
No dia que chegou meu canudo Reutilizável da Mentah , foi exatamente quando a cidade do Rio de Janeiro promulgou a Lei banindo canudo plástico.
Dói demais ver estas fotos de tartarugas e animais mortos por que comeram plástico ou deformados. Organização das Nações Unidas promete a maior campanha mundial a respeito e já está acontecendo.
Já recusei dezenas de copos descartáveis desde Maio de 2018 quando chegou o Meu. Já recusei outra dúzia de canudos. Confesso que o guardanapo, ainda esqueço. Tenho pasta , pois sou advogada e até que é mais fácil no dia-a-dia do trabalho. Já nas saídas com amigos e jantares, confesso novamente que esqueci, mas aos poucos vai virando hábito, lembrando de colocar na bolsa. Quando chega aquele canudinho… hummm… bate a culpa de ter esquecido.
No avião recusei o copo descartável de água, o Comissário de Bordo achou o máximo e me felicitou. Na lanchonete recusei o copo, o dono ficou todo curioso e me fez inúmeras perguntas, disse que teria uma economia imensa se 50% dos clientes tivessem seu copo. Eu lancei a sementinha: “Ué, então por que você não vende aqui na sua lanchonete?”. No restaurante que sempre almoço usei meu canudo e a Dona AMOU. Alguns olharam com curiosidade.
Vários restaurantes estão aderindo e usando canudos biodegradáveis ou reutilizáveis, isso deu até matéria no Ana Maria Braga. Ah… neste dia eu pensei, estão vendo??? Eu não estou isolada, sim, por que tem gente que olha esquisito, achando que é tolice de ativista ambiental sem noção. Sem noção é mesmo quem não reflete sobre o próprio consumo. Este assunto não é chato, e da mais alta relevância.
Esta questão é tão séria que vários países já ABOLIRAM O CANUDO DE PLÁSTICO. O Jornal El País fez este artigo seríssimo que aconselho ser lido com toda atenção. Vi uma blogueira dizer que na Tailândia é super normal ver as pessoas com seus canudos de bambu.
É…, vale sim o esforço, então vamos lá, para o meu Kit anti-desperdício:
1 Canudo Reutilizável de Vidro
1 Copo reutilizável e dobrável de Silicone
1 guardanapo de tecido
Talheres
É fácil sair com isso tudo? Nem tanto, às vezes sim, às vezes não. Mas estou fazendo a minha pequena parte. Também não é fácil saber que exitem ilhas de lixo nos oceanos, por coisas que usamos por poucos segundos e descartamos, como um “aparentemente inofensivo” canudo de plástico. Para esclarecer esses produtos não são inquebráveis, são bem mais duráveis. Penso em comprar canudo de metal e bambu para testar, única preocupação é passar em aeroporto, com garfo e faca sei que é impossível, só se fosse de bambu.
Podemos e devemos agir agora, imediatamente. Não é assunto de Ecochato, é assunto de sobrevivência, tanto nossa como de várias outras espécies.
Buscando no Ali Express, achei muita coisa, com preços razoáveis vejam:
No Brasil tem várias empresas que vendem, é uma forma de incentivar o mercado local e nacional, como a Rio 2 Love, eu comprei nesta e indico pois chegou tudo ok.
Não dá para encerrar o tema, é extenso, espero ter contribuído, nem que seja para discussão.
Bem, o que importa mesmo é a mudança de mentalidades. Vamos começar hoje??
Leia também: Horta em Casa – Agricultura Urbana