Recebo sempre esta pergunta: fico quantos dias em Ilhéus?
A maioria dos viajantes tem muita dificuldade em fechar roteiros por que infelizmente esta cidade abençoada, linda e de 490 anos não tem secretaria de turismo, nem política de turismo. É surreal que os produtos não estejam formatados.
Vamos lá ,que a gente vai vencer esses incautos políticos politiqueiros, com diversão e alegria.
Sim, separe no mínimo 05 dias para Ilhéus.
PRIMEIRO DIA
Chegue bem, almoce legal e faça um city tour, não esqueça que não tem investimento público, então contrate um bom guia, caso contrário, não tem placas e você vai achar a cidade chata e sem graça. Tudo depende de como te contam as histórias reais e nababescas de Ilhéus. Sempre indico meu amigo Gregório (073998692144) , vale cada minutinho caminhando com ele pelo centro histórico. Lembre-se de provar Suco de Cacau na lanchonete Berimbau, de tomar chopp no Vesúvio e de 16/17 ver as maritacas na Praça da Dom Eduardo, onde está a Catedral de São Sebastião.
SEGUNDO DIA
Turismo náutico, agende visita de dia inteiro no Rio do Engenho. Para ir ligeiro, indico a lancha Royal Charolote com Vitamina (073-998351663), viagem vai durar 20 minutos no máximo, ainda passa pela ponte estaiada e centro da cidade via baía do pontal, depois ele volta e sobe o Rio de Santana até o povoado histórico. Mas se você quer ver o manguezal os animais, aves e quer curtir a paisagem, vá de barco po-po-po, aqueles dos pescadores mesmo, indico seu Gaspar(073-981311917). Tem aquele diferencial de levar um cooler, cervejinha, petiscos e ir curtindo a ida e volta. Lá tem 2 restaurantes legais indico o “Netos da Gabriela” de Maron, peixe com molho de gergelim, delicioso, quibe, todo o cardápio, serviço de excelência, o espaço é imenso e perfeito para ir com crianças, standup, canoa, prancha, bola de futebol, fazendinha de cacau, Caminho Feliz e a 2a igreja rural mais antiga do país, a Capela de Santana. Eu amo o Rio do Engenho e não canso de ir lá. Tem um outro restaurante Delícias do Engenho, é mais requintado, tem cardápio de cachaças bem legal.
No retorno ainda tem o por do sol da Sapetinga e tomar café e bolo no Café Fino Grão.
Vocês estará cansado de tanto banho de rio, então curta uma pizza na Massa pizzaria artesanal o na Pizzaria do Hotel Jardim Atlântico(aberta ao público) e durma mais cedo. Quer ir para balada ? KKKK, Não conte comigo, muito tempo sem frequentar , mas tem Mar Aberto e Baronesa, um espaço LGBT, esse eu recomendo mesmo, para incentivar a diversidade.
TERCEIRO DIA
Fazendas de Cacau e Praia . Você pode escolher
Fazenda Yrerê na manhã+ Camarões e Mariscos (almoço) + Praia do Sul (de tarde)
Fazenda Capela Velha (manhã) + Cabana do Bobô (almoço) + Praia do São Miguel (de tarde) – é a praia da Cabana mesmo
Fazenda Capela Velha (manhã) + Cabana da Empada (almoço) + Restaurante e Praia do Sargi (de tarde) – é a praia da barraca mesmo no litoral Norte, sentido Itacaré + Tapioca de Noite em Serra Grande
Fazenda Conduru /Dengo Origem (manhã) + Restaurante Cabruca (dentro da Dengo/almoço) + Café na Colina Benevides (tarde) + Por do sol na Sapetinga
Já falei e vou repetir, dia de chuva é excelente para ir nas Fazendas de Cacau
De noite não deixe conferir um restaurante bem ilheense como Marostica, ou Morro dos Navegantes ou o Pub Bela Vista.
QUARTO DIA
Turismo náutico na Lagoa Encantada. Você vai pegar um barco em Sambaituba ou na Vila Juerana, fale com nosso amigo Babito e ele conseguirá o barco ideal. É passeio de dia inteiro, você terá de agendar como barqueiro e o restaurante 1 dia antes. Eu amo comer pitu, galinha caipira , etc. Já falei aqui como é esse passeio. A viagem pelo Rio Almada é belíssima e não tem nada haver com o Rio do Engenho, acredite você não vai enjoar. Chegando lá tem banho de rio, tem a trilha até o véu de noiva, tem cachoeira, tem lendas, tem comida regional, é o máximo.
De noite vá nos barzinhos famosos, como Vesúvio Praia, ou Buteco do Posto, ou Boteco Sushi.
QUINTO DIA
Praia, praia , praia né. Comece o dia fazendo uma caminhada do Morro de Pernambuco , a volta no morro é massa e ali atrás tem a praia da Concha. Pegar o carro e ir até Olivença e Praia dos Lençóis também é uma delícia. Ir para Ilha do Desejo ou curtir as barracas da praia do Sul. Caminhar do Opaba/aeroporto até o Cururupe é uma maratona legal e não tem nenhum obstáculo natural, mas capricha no protetor solar e boné. No Norte a Praia do Sargi com suas pocinhas é uma delícia, olhe a tábua de maré antes.
Por favor não deixem de provar nossas moquecas, catado de aratu, lambreta, guaiamum, caranguejo, aipim frito, pitu, drinks com Mel de Cacau e Cacau. Sempre prestem atenção nos preços dos cardápios.
No Sul eu gosto de ir na Cabana Ribeiro e na Cabana Espelho D’água. No Norte na Cabana do Sargi. Ainda farei um rankig de todas as cabanas de Ilhéus, é meu sonho, me convidem.
Viu ???? Como tem coisas para fazer ??? Nem falei do Mirante do Outeiro, da Praça do Canhão e do abará dia de sábado, do feijão de Sodré, do Museu da Piedade, da terreiro Matamba Tombenzi Neto, dos eventos culturais, das feirinhas de economia criativa como Ciranda, Rua Viva e feira da Sapetinga e do Pontal, do festival do Chocolate.
Viu ??? ou tá cego??? Ilhéus tem muita atração , é uma pena que os incautos da prefeitura não invistam recursos e tempo para mostrar essas belezas ao mundo. E não tem fotos de propósito para você ficar na vontade e pesquisar os outros artigos do blog e mais ainda, venha conhecer com seus olhos.
Leia também: Ilhéus precisa renascer