Vixe, já passou da hora de escrever mais sobre a cidade que optamos viver. Cheguei em Ilhéus para estudar e já se vão quase 20 anos!

Quando os amigos vem passear , sempre tem essa dúvida, qual o melhor bairro para se hospedar?

Qual a melhor praia para passar o verão?

Como toda cidade, vai muito do perfil do viajante.

Apesar da maioria das atrações estarem no Centro Histórico, não recomendo ficar por lá. Pelo dia é muito movimentado, mas à noite é um deserto, nem pense em querer tirar fotinhos pelas bandas da Prefeitura, é um ermo mesmo,  perigoso, rola assalto.

Ficar nas praias do Norte ou do Sul é ideal para quem está de carro e quer tranquilidade, dar uma caminhada pela manhã na areia molhada é impagável.

Agora, se você quer curtir Ilhéus, hospedagem, boa, bonita e barata, o ideal é o Bairro Pontal. Quem está mochilando também. Quem está a trabalho também. Quem está com crianças também. Vou explicar os motivos.

O Pontal fica na Zona Sul, tem várias Pousadas, umas mais sofisticadas como o Pier do Pontal, e outras mais simples, porém confortáveis e limpas. As pousadas e pequenos hotéis ficam tanto na avenida principal que é a Lomanto Júnior que vai margeando a baía do Pontal, como nas ruas transversais. Preço bom e barato. Razoável, com café da manhã; só pergunte antes sobre estacionamento. Algumas não estão no Booking ou Hoteis.com, veja no google maps e ache aquela ideal para seu orçamento.

foto @alemberg_ilheus

Visão de Ilhéus- Foto tirada no Morro de Pernambuco- final do bairro Pontal, início do bairro Nova Brasília

1º motivo- Preço

O Pontal tem muitos restaurantes e barzinhos, uma mini-passarela do álcool(nada parecido com Porto Seguro), mas chamamos assim mesmo, é o encontro das ruas Coronel José Pessoa e Hermínio Ramos. Ficando no Pontal você poderá curtir a noite à pé, sem custos e de forma segura,  de vez em quando tem blitz Lei seca,  e não custa lembrar que álcool e direção matam, além de ser ilegal. Ilhéus tem Uber, coloque este código(mshw1tzyue) e ganhe 20 reais em sua primeira corrida. São muitas opções de gastronomia, e tudo isso  no Pontal, já falei aqui no site em três artigos sobre ótimas opções para comer bem.

O Pontal também tem o aeroporto, o barulho não incomoda em nada, não são tantos vôos assim. Quem vem com pouca mala ou mochila já vai andando para a pousada/hotel.  Tem Pontos de ônibus urbano fácil de ir para as praias do Sul ou para o Centro. Linhas intermunicipal também, facilitando deslocamento até Olivença, Canavieiras, Una, Comandatuba ou até a Rodoviária. Tem uma Orla ótima para caminhar e pedalar.

2º motivo- Mobilidade

O Pontal é um bairro residencial, diferentemente do centro que é 100% comercial. Assim, é comum você andar nas ruas e ver pessoas nas portas de casa conversando, tomando uma cervejinha, passeando com o cachorro. Também tem serviços, e comércio de bairro, farmácia, mercado, açougue, padarias, doçaria, lavanderia, restaurante à kilo, PF, lanchonete, pizzaria, tudo bem próximo, dá para fazer tudo á pé e para todo tipo de bolso e gosto. Quem está com crianças , tem pracinha para brincar à noite enquanto os pais comem um acarajé. Para quem está mochilando dá para economizar com as despesas de alimentação e hospedagem.

3º motivo- Facilidades 

Baía do Pontal


Sobre outros bairros.

Centro – Já falei as minhas ressalvas. Quem está passando 1 dia por motivo de trabalho, até que vai, mas lembre-se de tomar cuidado em sair de noite. O Vesúvio e o Bataclan são ótimas opções pela Noite, mas segurança também é bom, reforço o alerta, é muito escuro pela noite para sair caminhando sozinha(o). Evite usar celular ou jóias ou bolsas ou máquinas fotográficas. Não faço este alerta de forma feliz, já fui assaltada bem na esquina do Vesúvio, sou moradora local, então é mais do responsabilidade passar informações precisas aqui no site.

Vesúvio

São Francisco , Jardim Atlântico, praias do Sul –  Tem excelentes pousadas e hotéis, pé-na-areia. Acordar com o barulhinho do mar é maravilhoso, mas apesar de você ver no mapa um bairro bem na frente (Urbis/Nelson Costa), não é tão perto quanto imaginam, as ruas são muito escuras à noite.

Pela pista só passam 3 linhas urbanas (Ceplus,  Olivença, Acuípe), estes ônibus vão fazem sentido praia do Sul/Centro e demoram muito de passar. Então quem está sem carro a mobilidade fica mais difícil e mais cara, você terá de usar e abusar do Uber, pois táxi em Ilhéus é uma fortuna.

De carro, tudo fica mais tranquilo, pois em 5 minutos você está no badalado bairro Pontal  e 10 minutos no Centro da cidade. Para passear pelo dia acrescente uns 15 minutos à mais,Ilhéus tem engarrafamentos homéricos pois só temos uma ponte. Já escrevi artigo aqui falando tudo sobre a mobilidade urbana de Ilhéus. 

Você achará nas Praias do Sul tanto Resort de Luxo quanto pousadas bem aconchegantes ou Hotéis de Charme.

Savóia/Praias do  Norte – Também tem muitas pousadas pé na areia, como as praias do Sul, sem carro, você ficará “Ilhado”. Como a maioria dos hotéis ficam na Rodovia Ilhéus-Itacaré é meio caminho para harmonizar , inclusive conheça o nosso roteiro de final de semana nas duas cidades . Mas sem carro é quase impossível este deslocamento. As pousadas são mais intimistas, como muita Mata Atlântica ao entorno e não tem comércio perto, planeje-se bem. A estrada está sem manutenção, então sugiro ir para Itacaré pelo dia, são muitas curvas perigosas e sem acostamento.

Quer conhecer mais sobre o belíssimo Sul da Bahia, leia também:

Onde comer bem em Ilhéus?

Aventura- Rafting em Itacaré, como é o passeio?

Conheça o Guaiamun- o irmão azul do caranguejo 

Onde comer bem em Itabuna?

Todas as fotos deste artigo são de Alemberg Santana, médico, fotógrafo iniciante e apaixonado pela cidade. Conheça seu Instragam com imagens belíssimas: https://www.instagram.com/alemberg_ilheus/ @alemberg_ilheus